vinimoreira.com.br
e-mail: vmsmonge@gmail.com

A GUERRA DOS TRONOS - Livro 1


Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, num tempo de presságios malignos. Cada um se esforçando para ganhar este conflito mortal... A GUERRA DOS TRONOS Mistérios, intrigas, romances e aventuras ilustram as páginas deste livro.


Aiya! Saudações Élficas!  Aqui estou, Lian, o elfo, para falar (e muito bem) deste ÉPICO e primoroso livro, que com suas 592 páginas conseguem o feito de reinventar o gênero já tão batido da fantasia.

Antes de começar a resenha pra valer, vocês precisam saber de algumas coisinhas a respeito do elfo aqui.

Trabalhei cerca de 6 anos numa biblioteca, ler pra mim é como respirar, posso dizer que já li de tudo um pouco, e com o tempo e a bagagem de leitura, você vai esperando cada vez mais encontrar um livro que te surpreenda

Sou fã de literatura fantástica (não é à toa que meu personagem é um elfo) e por esses e outros motivos não admito que alguém fale mal de um livro sem tê-lo lido. Mas aí você pode pensar: Mas Lian, eu posso ler o livro até a metade e achar ruim. Daí eu respondo, claro que pode, mas já li muitos livros que só me agradaram da metade para o final. Então fica a dica pessoal. 

Uma coisa me entristece, o Brasil não é um país de leitores, grande parte da juventude , não gosta de ler, ou tem preguiça, ou nunca foi estimulada devidamente. Claro que ainda temos aquela parcela de leitores de gostam de ler, porém não evoluem. Peça para um fã dos vampiros de Crepúsculo ler o Drácula de Bram Stoker e veja o que acontece. Uma linguagem mais rebuscada  ou uma trama mais rica e complexa já é vista com maus olhos. Digo até mais, certos livros necessitam de um certo amadurecimento por parte do leitor. Se hoje eu ler o Drácula, com certeza vou ter uma nova compreensão da obra, e assim por diante.

Desabafo feito, vamos conhecer mais sobre essa nova sensação que está sendo a série "As Crônicas de Gelo e Fogo" e seu primeiro livro: A GUERRA DOS TRONOS.
----------------------------------------------------------------------------------

Bem vindos a WESTEROS!

É nas terras de Westeros que se situam os Sete Reinos! É aqui que grande parte da história se passa. E pode esquecer todas aquelas  criaturas mágicas vistas em O Senhor dos Anéis, aqui é como se elas tivessem existido, porém, a tanto tempo que, seres como Dragões sobrevivem apenas em lendas e histórietas. Mas não se preocupe, nesta saga, eles terão sua vez (Vide os Lobos gigantes). Westeros é uma vasta terra que se assemelha muito a europa medieval.

Em Porto Real ou King's Landing, conhecemos o Rei Robert Baratheon, e a partir daí as peculiaridades que apimentam o livro começa. Robert tem um conselheiro chamado, Jon Arryn, este conselheiro é conhecido como a "Mão" do rei, seu braço direito, orientando-o com todos os assuntos do Reino. Isto até ele falecer, forçando o Rei a eleger um novo "Mão" para si. Para isso ele vai até Winterfell, ao norte, onde seu amigo de longa data Eddard Ned Stark, é Lord.

 Eddard Stark e sua espada "Gelo", de aço Valiriano.

A relação de Ned e Robert é muito bacana. Há muito tempo atrás, Robert e Eddard lutaram contra o Reinado de Aerys Targyern II, conhecido como o "Rei Louco". Com o rei deposto e morto. Robert toma o poder e o trono de ferro. Porém os anos e o tempo o deixaram gordo e fanfarrão. Robert foi aconselhado pelo antigo "Mão" a se casar com Cercei, da casa Lannister, conhecidos por ser ricos e poderosos. Um casamento infeliz que deu origem a três filhos, incluindo o sucessor do trono, seu filho Joffrey Baratheon.

"Quando se joga a guerra dos Tronos ou você ganha ou morre"
Cercei Lannister, rainha.

As terras do norte são governadas pelos Stark, que tem o lema "O Inverno está chegando", algo que expressa bem o sentimento do livro. No decorrer da obra vemos que o Inverno é um perigo real, pois ele pode durar até 30 anos, tornando a vida muito mais dura e cruel, coisa que a Patrulha da Noite está acostumada.

A Patrulha da Noite é uma ordem milenar que protege o reino, reparem no mapa, lá em cima, e veja a muralha (The Wall). Costruída anos atrás para separar os selvagens dos homens civilizados. Lá habita a Patrulha da Noite, homens que tiveram que fazer o juramento de sempre servir a ordem e abdicar coisas como: filhos, casamento, herança, para servir o reino na muralha.


O que existe pra lá da muralha é um mistério, através de histórias e rumores, os homens sabem que algo sobrenatural se esconde por lá, e isso só vai aumentando no decorrer do livro, o clima de mistério é muito bom.

Uma das coisas que mais chama a atenção na saga é o número de personagens. Sim, existem muitos mesmo, mas nada que vá lhe causar dor de cabeça não, até porque, com o tempo você associa um ao outro, mas se mesmo assim ficar confuso, no final do livro tem um extra com todas as casas e integrantes delas, perfeito para compreender a história. 

Personagens como Tyrion Lannister, o anão irmão da rainha, personagem sagaz e muito divertido; Daenerys e Viserys Targaryen, últimos sobreviventes da família dos Dragões que governou Westeros antes de Robert; Jon Snow, o filho bastardo de Eddard Stark; o próprio Eddard Stark, o personagem mais nobre e honrado de todo o livro. Todos esses personagens só tem a somar para o enredo da série, até porque o livro não tem uma única visão, um único narrador, cada capítulo é narrado por um determinado personagem, o que torna a história muito mais dinâmica.


Guerra dos Tronos é um livro muito bem explorado, um daqueles livros que você começa a ler e pode acabar se perdendo naquele mundo. 
O autor anunciou que a série será composta por 7 livros, sendo que até agora apenas 4 foram lançados, o 5º já foi finalizado e será lançado em breve.


Porém, com mais de sete milhões de exemplares vendidos e sucesso em vários países, o livro ganhou uma série pela HBO. Que está sendo uma adaptação fantástica!!! Mas isso já é história pra outro post!



Pra todos que estiverem pensando em ler uma obra adulta, coesa, surpreendente e cativante, Guerra dos Tronos valerá cada centavo gasto!

Um agradecimento especial a um dos meus autores favoritos> RAPHAEL DRACCON, que batalhou para que o livro fosse lançado aqui no Brasil.
Os fãs da literatura fantástica serão eternamente gratos!

6 comments:

  1. Comentar no meu post que é bom nada ¬¬
    o povo adora uma baixaria mesmo, te contá viu.

    ReplyDelete
  2. Meus parabens em... E não é puxando o saco.
    Ta fodastico.

    ReplyDelete
  3. Lala Snow WhiteJune 04, 2011 3:03 PM

    Muito bom... ^^
    {Comentando pra dar um apoio moral. Mas ficou muito bom mesmo. :P}

    ReplyDelete
  4. Comentar no meu post que é bom nada ¬¬
    o povo adora uma baixaria mesmo, te contá viu.

    ReplyDelete